como mudar de vida com o esporte

Os jogos já começaram! Vamos começar os seus?

Os jogos já começaram! Vamos começar os seus?

O Rio de Janeiro está sediando o maior evento esportivo do mundo e os maiores atletas estão aqui.

Essa é uma excelente oportunidade para criar inspiração e mudar os hábitos ainda em 2016! Vamos entrar no espírito dos esportes?

Ninguém tem dúvidas que ter hábitos alimentares saudáveis, praticar atividades físicas faz muito bem para a mente e o corpo, mas a verdade é uma só: Começar dá uma preguiça não é!

Quando estamos a muito tempo sem fazer alguma atividade física ou nunca fizemos, ao realizar algum esporte sempre no outro dia ficamos doloridos, com aquela sensação de que isso não serve para nós.

Mas esse é um efeito normal do corpo, toda nossa musculatura precisa ser trabalhada rotineiramente para que ela possa se acostumar com a carga de atividades e passar a ser normal receber os estímulos das atividades físicas. E é nesse ponto que o esporte passa a fazer sentido na vida do novo atleta! Com a prática de atividades físicas regulares o nosso corpo aumenta a liberação de um hormônio chamado endorfina que tem propriedades de nos oferecer alívio da dor, regular nossas emoções além de trazer a sensação de prazer e bem estar, reduzindo a ansiedade e o estresse.

É por isso que muitas vezes vemos atletas levarem horas fazendo um esporte e no final estar eufórico e rindo a toa!

Como começar?

Antes de mais nada precisamos nos convencer que todo o esforço no início vai ser bom, que as dores vão passar e vamos ver resultado!

Para isso o ideal é traçar uma META, ou seja colocar no papel os objetivos que queremos alcançar e em quanto tempo vamos trabalhar para cumprir esse objetivo. Nada de querer perder 10kg em uma semana! Lembre-se você quer mudar de vida, então precisa ser gradativo e constante!

O mais aconselhável é buscar orientação profissional, pois desta maneira um especialista vai definir junto com você as melhores maneiras de conquistar seus objetivos e evitar os erros comuns que muitas vezes colocam todos os nossos planos por água a baixo!

Profissionais que irão te ajudar

1- Médico clínico geral

É o profissional que irá em um primeiro momento fazer a sua avaliação de saúde atual, irá solicitar exames clínicos para verificar como anda a sua saúde. Vale lembrar que é importantíssimo passar por ele pois existem doenças silenciosas como diabetes e a hipertensão arterial, além de outras que precisam ser acompanhadas para a realização de uma atividade física.

2- Nutricionista

Será o profissional que irá ajudar para adequar a sua alimentação de acordo com o objetivo que você traçou, seja para ganhar massa muscular ou perder aqueles quilinhos a mais na cintura!

Se você quer realmente mudar sua vida, nada de tentar essas dietas milagrosas! Para quem quer iniciar uma nova vida praticando uma atividade física a alimentação pode ser o caminho da glória ou da ruína!

3- Educador físico

Sair correndo feito louco, ou achar que dar uma voltinha no quarteirão irá ajudar a conquistar seus objetivos pode ser um engano tremendo!

Ninguém hoje quer perder tempo errando para quem sabe acertar um dia, não é mesmo? Então fica a dica, independente de qual atividade física você escolher faça uma consulta a um profissional para que ele possa fazer um plano de treinamento para que você alcance o seu objetivo, ele irá avaliar a sua condição física, preparar treinos para que você atinja a sua meta e não corra risco de se lesionar. Pois não há nada pior que  logo após começar uma nova atividade física precisar parar por causa de lesões e ver todo o esforço que você já fez indo embora.

Seja o campeão da sua casa!

Você não precisar ser um atleta de ponta! Nem mudar radicalmente a sua vida, apenas comece! Faça um plano de Três meses, e permaneça esses meses concentrado no seu objetivo e então quando começar a ver os resultados vai se animar a continuar e começará a entender o porque de ter tantas pessoas que acordam cedo para darem as suas corridinhas pela manhã!

Mas lembre-se dos atletas olímpicos! Todo atleta é formado por DETERMINAÇÃO, PERSISTÊNCIA, ALIMENTAÇÃO, TREINO E DESCANSO!

Tenha certeza que se você se dedicar seu corpo e sua família irão agradecer por muitos anos!

Não deixe de curtir nossa página no Facebook !

 

Leave a Comment

WhatsApp chat

START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH