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Quanta água precisamos beber em um dia?

Afinal, quanta água precisamos beber em um dia?

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Mais uma vez o verão promete maltratar de calor o brasileiro! Já é normal nos deparamos com temperaturas acima dos 35°C! E com todo esse calor você sabia que somente pela transpiração podemos perder até 1 litro de água?

Pois é! Sempre ouvimos que a água é importante para o organismo, é responsável por todas as tarefas celulares possíveis, eliminar as toxinas e transportar os nutrientes que vão garantir o bom funcionamento de nossas células.

Mas afinal, quanta água precisamos beber por dia?

Costumam falar que é de 2 a 3 litros por dia, mas na verdade a resposta mais correta é: Depende!

Nosso corpo perde água de diversas maneiras como:

  • Volume de urina – cerca de 1 a 2 litros por dia.
  • Suor e evaporação de água pela pele – cerca de 300-500 ml por dia.
  • Evaporação de água pela respiração – cerca de 200-400 ml por dia
  • Perdas de água nas fezes – cerca de 100 a 200 ml de água por dia.

Se somar todos esses valores, vamos ter uma média de 1,5 a 3 litros, é por conta disso que é muito comum ouvirmos que é necessário beber essa quantidade de água!

Mas por exemplo, Perdemos diariamente cerca 400 ml de água pela transpiração quando a temperatura está ao redor dos 20°C, mas essa perda pode ser maior que 1 litro quando o termômetro passa dos 35°C. A umidade do ar também influencia já que também perdemos água pela respiração.

Esses valores são para os dias em que estamos mais sedentários, já imaginou quanta água perdemos ao fazer uma caminhada, ou outra atividade física mais puxada? A cada hora de exercício pesado, o corpo pode perder mais de 1 litro de água, dependendo da temperatura exterior.

Mas então devemos beber o máximo de água possível?

A resposta com certeza é NÃO. Pois como sabemos tudo em excesso é prejudicial! E com a água não é diferente.

O excesso de líquido pode levar a um quadro de confusão mental e baixa concentração de sódio no sangue. Pessoas que sofrem de doenças cardiovasculares, como insuficiência cardíaca congestiva, e doenças renais, como insuficiência renal aguda, podem ser indicados a reduzir o consumo de líquidos para não sobrecarregar o coração, que bombeia o sangue, e o rim, que filtra o sangue.

Por outro lado, idosos e crianças são mais suscetíveis à desidratação. Os mais velhos, por sentirem menos sede, terem baixa mobilidade, e outros motivos como medicação diurética por exemplo. As crianças são mais ativas e não têm controle da sede, dependem de outra pessoa para  fornecer água para elas.

Então, quanta água devemos beber em um dia?

Um adulto saudável pode tomar cerca de 35 ml de água por quilo de peso. Por exemplo, um indivíduo de 70 kg deveria ingerir 2450 ml de água pura por dia.

Mas um outro bom indicador é a coloração da urina que pode ser usada como uma boa maneira de avaliar como está a nossa hidratação.

Os médicos aconselham que uma boa coloração é algo próximo de um amarelo bem claro, quase a cor de uma limonada. Já uma urina muito amarelada e com cheiro forte significa que os rins estão retendo água e que é aconselhavel beber água para retormar a hidratação mais adequada.

Mas não adianta tomar um litro de água de uma vez, o aconselhavel é ingerir líquidos ao longo do dia, antes das atividades físicas e após. Para atividades que durem 1 hora ou mais também é aconselhavel a ingestão de água durante a atividade.

Mas tem uma coisa a mais! Não é somente a água que ajuda a hidratar; Frutas e alimentos também possuem água, então tudo isso deve ser levado em conta, você não precisa ficar fazendo cara feia para tomar um copo de água se está com vontade de tomar um copo de suco!, siga em frente!

Manter uma boa ingestão de líquidos não é só questão de manter a hidratação, a água exerce tantas funções no nosso organismo que se você experimentar seguir um programa de hidratação perceberá vários benefícios! Benefícios que principalmente as mulheres adoram!

  • Por exemplo, Ajuda a disfarçar as rugas, pois quando a pele está bem hidratada as rugas se tornam menos perceptíveis pois a pele fica mais firme.
  • Ajuda a emagrecer! Não que a água faça algum milagre, mas beber água antes e entre as refeições ajuda a aumentar a sensação de saciedade. Além disso, auxilia no processo de digestão e melhora a prisão de ventre.

FONTES:

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